segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Facebook, PJ ou PF?


Afinal, o Facebook é feito para uso pessoal ou profissional, é ferramenta para “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”? A resposta a essa pergunta, para profissionais como os músicos, está no uso que fazemos das mídias sociais, pois quando o fator networking entra na discussão perdemos qualquer possibilidade de dicotomia; pessoal e profissional se misturam.

Na vida de um músico - e de muitos outros profissionais - a rede de relacionamentos é fator da maior importância para o sucesso profissional. No momento em que um conhecido (amigo, professor, músico que você conheceu em uma masterclass, festival etc.) precisa indicar alguém para um cachê, para extra em algum concerto ou para uma boa vaga, busca na memória as opções, e se você faz parte dessa memória recente de uma forma positiva, suas chances de pegar aquele trabalho aumentam muito.

Mas que imagem você tem passado aos seus contatos do Facebook? Foto bêbado no churrasco e na balada não é legal. Postagens e encaminhamentos de frases de auto-ajuda, correntes etc. também são atitudes de camicase. Por outro lado, usar o Facebook apenas como currículo ‘esfria’ essas relações importantes.

O que acho ideal é ter no Facebook, no “sobre”, uma bio completa e bem escrita e em uma das pastas de “fotos” algumas imagens profissionais. Isso pode ser útil em uma busca rápida por informações sobre um músico. Deixe também visível um e-mail válido e que você abra regularmente. Link para um vídeo seu no Youtube também é bem-vindo.

Faça postagens somente quando tiver algo realmente interessante para contar aos 'amigos', e pense sempre nesta imagem que você quer passar. Por último, acompanhe as postagens das pessoas que você tem como referência no seu instrumento/voz, e dos maestros e diretores dos teatros, e de vez em quando faça comentários pertinentes nessas postagens, sem ser inconveniente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário