Afinal, o Facebook é feito para uso pessoal ou profissional,
é ferramenta para “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”? A resposta a essa
pergunta, para profissionais como os músicos, está no uso que fazemos das
mídias sociais, pois quando o fator networking
entra na discussão perdemos qualquer possibilidade de dicotomia; pessoal e profissional se misturam.
Na vida de um músico - e de muitos outros
profissionais - a rede de relacionamentos é fator da maior importância para o
sucesso profissional. No momento em que um conhecido (amigo, professor,
músico que você conheceu em uma masterclass, festival etc.) precisa indicar alguém para um cachê, para extra em algum
concerto ou para uma boa vaga, busca na memória as opções, e se você faz parte
dessa memória recente de uma forma positiva, suas chances de pegar aquele
trabalho aumentam muito.
Mas que imagem você tem passado aos seus contatos do
Facebook? Foto bêbado no churrasco e na balada não é legal. Postagens e
encaminhamentos de frases de auto-ajuda, correntes etc. também são atitudes de camicase.
Por outro lado, usar o Facebook apenas como currículo ‘esfria’ essas relações
importantes.
O que acho ideal é ter no Facebook, no “sobre”, uma bio
completa e bem escrita e em uma das pastas de “fotos” algumas imagens
profissionais. Isso pode ser útil em uma busca rápida por informações sobre um
músico. Deixe também visível um e-mail válido e que você abra regularmente.
Link para um vídeo seu no Youtube também é bem-vindo.
Faça postagens somente quando tiver algo realmente interessante para contar aos 'amigos', e pense sempre nesta imagem que você quer passar. Por último, acompanhe as postagens das pessoas que você tem como referência no seu instrumento/voz, e dos maestros e diretores dos teatros, e de vez em quando faça comentários pertinentes nessas postagens, sem ser inconveniente.
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